Pedagogia

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Como é bom ser educador

domingo, 14 de novembro de 2010

Planejamento é o Mecanismo Ideal para Garantir a Aprendizagem nas classes de alfabetização.

Planejamento é o Mecanismo Ideal para Garantir a Aprendizagem nas classes de alfabetização.

Acadêmicos: Aline Rosa, Daiani Cerutti, Érica Vieira, Ezequiel Roden, Pámela Moreno.

                                                            "Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto." (Albert Einstein).

Embora nas últimas décadas tem-se observado um melhor índice no desenvolvimento da alfabetização escolar, nas escolas públicas e privadas, ainda há grandes desafios a serem alcançados.
Desafio crescente é a preocupação de “como planejar”, “para que e para quem planejar”, sendo um trabalho intencional e de qualidade na prática pedagógica dos educadores.
Primeiramente o planejamento não deve ser visto como uma lista que deve ser preenchida por obrigação, no que se pretende fazer nas salas de aula. E sim, se postar como um processo de reflexão no cotidiano de cada educador, aprendendo, exercitando sua capacidade de perceber o que realmente as crianças necessitam o que pode deixar de fora, quando e onde pode realizar determinada atividade, com atitudes de traçar, de projetar, de programar, elaborar um relatório dos conhecimentos que serão estabelecidos como forma de interação com o educando.
Por ser flexível o planejamento, cabe ao professor ter atitude crítica em relação ao seu trabalho pedagógico, permitindo repensar, revisar e prever possíveis mudanças significativas em suas práticas pedagógicas em vez de improvisar.
Contudo, as práticas em salas de aula, não devem ficar restritas a experiências e decisões isoladas de cada professor, e sim, onde o planejamento e a avaliação sejam partes integrantes de um trabalho coletivo dos professores e coordenadores pedagógicos, contribui para trocas de experiências e análises das práticas desenvolvidas dentro e fora das salas de aula. Desta forma um planejamento que crie condições que facilitem o processo de ação e reflexão dos professores alfabetizadores.
 Nesta perspectiva, o planejamento e a organização das atividades nas classes de Alfabetização podem ser entendidos como as decisões que direcionam as atividades em sala de aula devem ser tomadas previamente e intencionalmente pelo professor: tema de trabalho, tipo de texto escolhido, atividade concreta, agrupamento dos alunos, apresentação, objetivo da atividade e instruções de cada um, como ativar conhecimentos prévios, processo de realização da atividade, os materiais e a intervenção do professor, avaliação, correção e aperfeiçoamento.
Alguns critérios devem ser tomados para a organização da atividade como as características concretas dos alunos, o nível de conhecimento deles, as características do tipo de atividade, etc. Na escolha das atividades é fundamental usar os materiais reais que podem ser utilizados como forma de pesquisa: jornais, revistas, cartazes, livros, etc., atividade de reflexão ou resolução de um problema difícil, mas possível para os alunos, atividade que possa ser feita em grupo e que tenha sentido e seja útil fora da sala de aula.
             Ao planejar ou organizar as atividades em sala de aula o professor precisa pensar na rotina como algo que pode auxiliar no trabalho didático. É dentro do contexto da sala que podemos encontrar elementos que ajudam a trabalhar, com a linguagem oral e escrita e textos significativos.

Texto enumerativo
Texto informativo
Texto literário
Texto Expositivo
Texto Prescritivo
Trabalha com manipulação de dados. Exemplo: lista, horários, formulários, dicionários.

Todo o tipo de informações com função de conhecer ou transmitir explicações de caráter geral. Exemplo: notícias, jornais, revistas, artigos, reportagens, entrevistas, convites.

Trabalha com a ludicidade, induzir a emoção, sentimentos especiais. Exemplo: poesia, lendas, contos, narrações, etc.

Para estudar e aprender, para compreender novos conhecimentos, Exemplo: Resumos, Resenhas, descrições, argumentações.

Para fazer, executar, para a realização de trabalhos manuais. Exemplo: Receitas culinárias, instruções escolares, etc.



A idéia é trabalhar vários tipos de leitura, textos usados no meio social, para mostrar ao aluno um repertório diversificado de obras e de objetivos específicos com cada leitura que se faz.           
Todos esses tipos de textos devem ser trabalhados dentro da sala de aula. O ambiente da classe possibilita que a criança adentre ao mundo letrado, mundo da linguagem escrita, pois em todas as salas de educação infantil dispõem de chamada, calendários, murais, observações do tempo, cantinhos de leitura, dos brinquedos, etc.
            É necessário que o professor seja o leitor e escritor para seus alunos, isto é, o professor pode ler muitas coisas na sala como bilhetes, recados e anúncios da direção ou professores, o que o ajudará a entender a função da leitura e também poderá escrever tanto quanto puder como ler um conto e escrever o título no quadro, escrever a lista das crianças que faltam, etc.
            Se o professor deseja que seus alunos aprendam a valorizar a linguagem escrita, deve servir de exemplo concreto e prático onde ele mesmo demonstrará como ser um leitor e escritor permanente.                                     
            Ao planejar as atividades dentro de uma sala de alfabetização o professor deve ter em vista: modalidades organizativas. São quatro modos de organizar as atividades dentro do Planejamento escolar. Dentre eles estão: os projetos, atividades seqüenciadas, atividades permanentes e situações independentes;
 Projetos: As atividades podem ser organizadas através de projetos, uma ótima forma de articular os conteúdos, conhecimentos e situações de aprendizado.
            O projeto poderá integrar varias áreas de conhecimento: Linguagem oral e escrita, meio social e natural, matemática, artes, música. Um aspecto dos projetos é o desenvolver da autonomia dos alunos na decisão e desenrolar das atividades, criando situações que estimule a pensar, refletir, expor idéias, buscar informação, ou seja, os alunos participando na escolha do tema, elaboração do roteiro. Primeiramente é a escolha do tema, como: o corpo humano, o Universo (astronomia), Os dinossauros, Os minerais, etc.
            O Segundo passo é desenvolver um roteiro de conteúdos e atividades conforme o interesse e curiosidade das crianças.
O terceiro passo é o desenvolvimento, realização de atividades e a avaliação do conteúdo aprendido e do processo de aprendizagem individual e coletivo dos alunos.
   O quarto passo é a síntese do projeto em que serão explicitados os objetivos atingidos, aprendizagens efetivas, dúvidas e limitações, reorganizando relações, procedimentos e atitudes futuras.
   Então, independente do projeto, o planejamento é uma ação de suma importância para formação de nossos alunos.
O projeto como uma finalidade expressa em um produto final feito por todos os alunos. Vejamos um exemplo de roteiro de trabalho do projeto “ O Céu” ( 2º ciclo de educação infantil) ( Escrever e Ler- II  pg. 213)
1º O que há no céu? o que acontece?

2º As cores do céu

3º Por que o dia e a noite?

4º As estações do ano

Contaminação

6ºAs viagens aéreas

Ar, vento
Nuvens
Sol
Lua
Estrelas
A terra
Os planetas
Neve
Chuva
Tempestades: raios, trovões, granizo, etc.
Luz e sombra
Névoa
Geadas
O tempo


Manhã, tarde e noite.
Arco-Íris



Quem contamina.
Conseqüências: mudanças do clima, doenças, etc.

Aviões
Foguetes
Balões



As atividades seqüenciadas: são aquelas em que há uma seqüência de níveis de dificuldade, funcional como os projetos ou integra-os, porém não necessita de produto final pré-determinado.
As atividades permanentes: são aquelas atividades propostas regularmente que se repetem de forma sistemática e previsível para desenvolver atitudes, hábitos, promover o gosto pela leitura e escrita.
As situações independentes: são aquelas situações ocasionais, ou seja, oportunidades de se trabalhar um conteúdo significativo que tem ligação direta com o contexto social. Exemplo: A discussão de um tema muito abordado na mídia: Copa do mundo.
Vemos, portanto, que é muito importante o planejamento nas salas de alfabetização, sendo este um instrumento de organização do trabalho didático do professor, no qual só aprenderá fazendo. O planejamento tem como função guiar as ações pedagógicas dos professores em sala de aula, orientando-os na fundamentação das escolhas para melhor compreensão de suas práticas.
E que os projetos façam parte do sistema de aprendizagem a que se pretende desenvolver na sala de aula, para que assim estimule na criança a sua imaginação, a tomada de decisão, analisar fatos do dia-a-dia, a refletir, debater, arriscar, buscar informação, isto é, a pensar sendo guiados pelo professor. Usar o projeto como uma forma de trabalhar com as crianças conhecimento da realidade em que vivem. Com intenções ou finalidades conhecimentos de linguagem oral e escrita.
Trabalhar com projetos em torno da atividade escolar não é uma tarefa fácil, porém a organização dessa tarefa é de fundamental importância para a aprendizagem das crianças. É importante que a criança participe ativamente desde a escolha do tema à realização do mesmo, de uma forma que a própria família se envolva nessa atividade escolar da vida da criança.
O professor deve ter sempre em seu planejamento um projeto a ser elaborado com as crianças, pode ser em datas comemorativas, por exemplo: Dia do Índio, Primavera. Após a decisão do tema, a discussão coletiva se centra em desenvolver os conteúdos que despertam a curiosidade das crianças, elaborar um roteiro da tarefa, pesquisar em jornais, revistas, livros, elaborar cartilhas, poesia, mural, etc. Após a finalização do projeto o professor deve fazer uma recapitulação de tudo que foi aprendido, um resumo das atividades e conteúdos estudados e também um documento em forma de arquivo sobre o tema. Formular questões e propostas para novos temas.

Referências


CURTO, Lluís Maruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler. Vol. 2. Artmed, 2000.

LEITE, S.A.S (org.). Alfabetização e Letramento – contribuições para as práticas pedagógicas. Komedi/Arte Escrita, 2001.
VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 5. ed. São Paulo: Libertad, 1999.





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