Pedagogia

Pedagogia
Como é bom ser educador

domingo, 14 de novembro de 2010

Síntese sobre Letramento

 O Ensino da Leitura e da Escrita na Fase Inicial de Escolarização
(Maria José Milharezi Abud)
           
            Sobre este livro o primeiro capítulo abrange as considerações teóricas sobre a alfabetização: conceituação. Onde a alfabetização pode ser compreendida tanto em sentido amplo como restrito.
             Alfabetização no sentido amplo: é entendido como fator de mudança de comportamento que possibilita o homem em integrar- se na sociedade de forma critica e dinâmica, assim especialistas em alfabetização ressalta a importância da alfabetização nos aspectos: psicológico, social, pedagógico, moral, estético, econômico.
             A alfabetização faz parte da formação da personalidade da criança, é necessário que ela aprenda a ler e escrever e encontre na leitura uma motivação permanente onde futuramente ela poderá comparar suas idéias com as dos outros ampliando e reorganizando sua visão de mundo.
            A alfabetização deve estar ao alcance de todos dando oportunidades em ternos de lazer, aperfeiçoamento nos meios de comunicação, integração na sociedade, na realização no campo profissional.
            Recursos financeiros para a construção, manutenção e funcionamento de escolas com vagas suficientes.
            O ensino da leitura orientado para desenvolver a análise em ternos de falso e verdadeiro, e descobrindo a sentido da mensagem.
            A leitura de um bom livro que permita usufruir expressão estética de comunicação com poeta, literatos, cientistas, etc. a leitura é a base o alicerce da aprendizagem escolar. A escrita também é um instrumento de comunicação e expressão.
            É necessário que o professor tenha sensibilidade ao se relacionar com seus alunos, criando um bom clima para a aprendizagem, que esteja bem informado a respeito da natureza e das condições da aprendizagem da leitura e da escrita, que saiba planejar e conduzir com segurança o processo de alfabetização preparando, identificando e assistindo os alunos com dificuldade e adequando os métodos de ensino. Deverá saber entender a qualidade da sua relação com o aluno.

            Alfabetização no sentido restrito: é um sentido especifico, processo de aquisição da língua escrita, das habilidades da leitura e de escrita, é ensinar o código escrito correspondente ao código oral, habilitando o aluno a decifrar e a utilizar com compreensão.
Assim é apresentado dois pontos de vista: mecânica da língua escrita x compreensão e expressão de significados. Ler e escrever significa domínio da mecânica da língua escrita, alfabetizar significa adquirir a habilidade de codificar a língua oral em língua escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em língua oral (ler).
O alfabetizado deve construir uma teoria adequada sobre a relação entre sons e letras. Os alfabetizadores parece não se dar conta de que aprender a ler e escrever é construir um complexo sistema de representação simbólica: as letras representam sons.
Ler e escrever significa apreensão e compreensão de significados expressos em línguas escritas (ler) ou expressão de significados por meio da língua escrita (escrever). Desta forma o individuo não consegue associar a palavra ao objeto, ou seja, não consegue interpretar o que lê sendo uma leitura mecânica. Saber ler implica na capacidade de reagir á leitura feita onde o leitor interpreta os textos que lede acordo com seu conhecimento, sua experiência, sua cultura e criticar reagir a leitura. Escrever é comunicar, expressar sentimentos, idéias, a partir do código escrito, é necessário organizar relacionar a forma de mensagem que assegure a comunicação.


Perguntas:
1)- Explique com suas palavras o que significa a seguinte frase:Alfabetizar significa adquirir a habilidade de codificar a língua oral em língua escrita e de decodificar a língua escrita em língua oral”.
          
            2)- No que se diz a respeito da alfabetização no sentido restrito, quando podemos considerar o individuo alfabetizado?

3)- De que forma a alfabetização deve ser trabalhada no sentido amplo de alfabetização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário