Pedagogia

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Como é bom ser educador

domingo, 14 de novembro de 2010

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO TEMA: MEMÓRIA

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL




DAIANI CRISTINA CERUTTI
ÉRICA NASCIMENTO VIEIRA
INÊS REIS MENDONÇA
LUCIENE RIBEIRO DE ANDRADE
LAIS ROCHA BORGES









PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEMA: MEMÓRIA


















Campo Grande-MS
Novembro- 2008

Memória
A memória é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).
A memória humana focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e danifica-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias.
A Memória é baseada em nossos sentidos. Como no cheiro, sabor, toque, visão, som, etc. Uma criança pode ser recordar de uma experiência anterior, se a criança vê um objeto relacionado. Nossas experiências são arquivadas e recuperadas quando as chamamos. É uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.
É o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, nos situarmos no presente e prevermos o futuro.
Wilder Penfield, foi o primeiro a conseguir demonstrar que os processos da memória têm localizações específicas no cérebro humano.
A memória é constituída por categorias diferentes que surgem através de etapas geneticamente programadas.
Uma forma de memória genética é estabelecida de imediato nos primeiros momentos de existência do feto, contendo informações biológicas guardadas no material genético (ADN, RNA, cromossomos, mitocôndrias) que determina os grandes traços da personalidade da criança. Simultaneamente, é estabelecida uma memória imunológica determinante para a defesa da integridade do organismo, que participa gradualmente na estruturação do “eu corporal” da criança.
Tipos e Características da Memória:
* Memória de curto prazo: É a memória com duração de algumas horas, neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços se chama de Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar do que se vestiu no dia anterior, ou com quem se encontrou.
a)- Memória operacional: Através dela armazenamos temporariamente informações que serão úteis apenas para o raciocínio imediato e a resolução de problemas, ou para a elaboração de comportamentos, podendo ser esquecidas  logo a seguir.
*Memória de longo prazo: É a memória com duração de meses a anos. Um exemplo é a capacidade de aprendizado de uma nova língua. O processo de armazenar novas informações na memória de longa duração é chamado de consolidação.
a)- Memória declarativa (ou explícita): É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em:
Episódica - quando envolve eventos datados, isto é relacionados ao tempo. Usamos a memória episódica, por exemplo, quando lembramos do ataque terrorista em 11 de setembro.
Semântica - Abrange a memória do significado das palavras (do latin "significado"), que possibilita às pessoas manterem conversas com significado. Usamos este tipo de memória ao aprender que Einstein criou a teoria da relatividade, ou que a capital do Brasil é Brasília.
b)-Memória não- declarativa (ou implícita): Se difere da explícita (declarativa) porque não precisa ser verbalizada (declarada). É a memória para procedimentos e habilidades, por exemplo, a habilidade para dirigir, jogar bola, dar um nó no cordão do sapato e da gravata, etc. Pode ser de quatro subtipos.
Memória adquirida e evocada por meio de "dicas” - que corresponde à imagem de um evento. Um objeto, por exemplo, pode ser retido nesse tipo de memória implícita antes que saibamos o que é, para que serve etc. Considera-se que a memória pode ser evocada por meio de "dicas" (fragmentos de uma imagem, a primeira palavra de uma poesia, certos gestos, odores ou sons).
Memória de procedimentos - refere-se às habilidades e hábitos. Conhecemos os movimentos necessários para dar um nó em uma gravata, nadar, dirigir um carro, sem que seja preciso descrevê-lo verbalmente. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.
Memória associativa, Memória não-associativa - Estas duas últimas estão estritamente relacionadas a algum tipo de resposta ou comportamento. Empregamos a memória associativa, por exemplo, quando começamos a salivar pelo simples fato de olhar para um alimento apetitoso, por termos, em algum momento de nossa vida associado seu aspecto ou cheiro à alimentação. Por outro lado, usamos a memória não associativa quando, sem nos darmos conta, aprendemos que um estímulo repetitivo, por exemplo, o latido de um cãozinho, não traz riscos, o que nos faz relaxar e ignorá-lo.




Fatores relacionados com a perda de memória
A perda de memória pode estar associada a determinadas doenças neurológicas, a distúrbios psicológicos, a problemas metabólicos e também a certas intoxicações. A forma mais freqüente de perda de memória é conhecida popularmente como "esclerose" ou demência.
Uma vez que uma mudança ou prejuízo para o cérebro provoca perda de memória, causar a perda de memória de curto prazo em crianças geralmente podem ser identificados para um evento específico ou experiência. Estresse, drogas, perda de sangue ou fluxo de oxigênio para o cérebro, lesões cerebrais, doenças e condições médicas podem causar perda de memória em crianças.
Avaliação adequada e até mesmo testes neuropsicológicos pode ser feito para diagnosticar uma criança que parece sofrer a perda de memória de curto prazo.
Amnésia - é a perda total ou parcial da capacidade de reter e evocar informações. Qualquer processo que prejudique a formação de uma memória a curto prazo ou a sua fixação em memória a longo prazo pode resultar em amnésia.
A amnésia podem ser classificadas em: amnésia orgânica causada por distúrbios no funcionamento das células nervosas, através de alterações químicas, traumatismos ou transformações, acarretando uma diminuição na capacidade de registrar e reter informações, ou amnésia psicogênica resultante de fatores psicológicos que inibem a recordação de certos fatos ou experiências vividas, a pessoa decide inconscientemente esquecer o que a fazer sofrer ou reviver um sofrimento.
A amnésia podem ainda ser divididas em termos cronológicos, em amnésia retrógrada que é a incapacidade de recordar os acontecimentos ocorridos antes do surgimento do problema, a amnésia anterógrada é à incapacidade de armazenar novas informações a longo prazo .

Doença de Alzheimer-  ou Mal de Alzheimer, predomina a perda gradativa da memória, pois ocorrem lesões inicialmente nas áreas cerebrais responsáveis pela memória declarativa, seguidas de outras partes do cérebro.

                Outros fatores:

A doença de Parkinson, nos estágios mais severos.
Alcoolismo crônico- é um dos mais sérios candidatos a afetar a memória. O alcool afeta especialmente a memória a curta duração, o que prejudica a habilidade de reter novas informações.
Drogas e Medicamentos-
Medicação. Algumas drogas podem causar perda da memória: tranqüilizantes, relaxantes musculares, pílulas para dormir, e drogas anti-ansiedade. Algumas drogas cardíacas que é usada para controlar a pressão alta (hipertensão) podem causar problemas de memória e depressão.
Fumo. Já é conhecido que o fumo quebra a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro e este fato muitas vezes afeta a memória.
Cafeína. Café e chá têm um efeito muito positivo para manter a atenção e acabar com o sono, mas a excitação provocada por estas bebidas pode interferir com a função da memória.
Cocaína e outras drogas. O abuso dessas drogras causam quadro de perda de memoria.
 Traumatismo craniano repetido, lesões vasculares do cérebro (derrames), falta de vitamina B1 (tiamina),tumor cerebral, doenças da tireóide, como o hipotireoidismo, estão acompanhado de comprometimento da memória.
A vida sedentária com excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente, favorece a perda de memória.

Como Melhorar a Memória

            Existem muitas coisas que se pode fazer para melhorar a memória, entre as quais o uso de determinadas técnicas mentais, e os cuidados com a nutrição e os medicamentos.
Estimular a memória: Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades, computador, pintura, música, dança etc. Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem. Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc.)
Prestar atenção: Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.
Exercício: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto você estiver concentrado na caneta.
Relaxar: É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.
Exercício: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando-a lentamente.
Associar fatos a imagens: Aprenda técnicas mnemônicas. Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.
Visualizar imagens: Veja as figuras com os "olhos da mente".
Exercício:
·        Feche os olhos e imagine um bife frito grande e suculento.
·        Sinta o aroma e a maciez da carne.
·        Imagine-se cortando a carne com uma faca e um garfo e soboreando-a.
Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou esta cena, então você fez um bom trabalho!
Alimentos. Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.
Água. A água ajuda a funcionar bem os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas, a desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.
Sono. Para conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.
Psiquismo: Estar relaxado e emocionalmente bem, é fundamental para manter uma boa atenção de conservar a memória. A tensão e a ansiedade prejudicam a memória. A depressão dificulta muito o processo de memorização.
Dicas tais como: tomar notas organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, fazer atividade intelectual como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manutenção da memória, a música pode melhorar a memória verbal das crianças.Como educadores devemos estimular as crianças com atividade, que as ajudem a desenvolver a memória.
O estilo de vida ativa com atividade física feita com regularidade e uma dieta saudável são básicos para a manutenção da memória. Devemos estimular nossas percepções, nossa memória (recente e antiga), noções espaciais, habilidades lógicas e verbais, etc.
Então, para conservar ou melhorar sua memória, a melhor maneira é EXERCITÁ - LA!

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