Pedagogia

Pedagogia
Como é bom ser educador

domingo, 14 de novembro de 2010

Resumo do livro “DA MISTIFICAÇÃO DA ESCOLA À ESCOLA NECESSÁRIA” Neidson Rodrigues,

Não há duvida de que no livro “DA MISTIFICAÇÃO DA ESCOLA À ESCOLA NECESSÁRIA” Neidson Rodrigues, aborda temas que ajudam a entender o comportamento da escola e persiste em defini a escola necessária.
Para Rodrigues, a escola é uma instituição sagrada, que acaba sendo vitima nesse processo social, ela é a grande responsável para o desenvolvimento do mundo por isso é necessário a melhoria dela. Fala que educação escolar deve preparar o cidadão-criança, adolescente e adulto para vida social, devem, através dos processos educacionais, prepararem os alunos intelectuais, científica e profissionalmente para compreender a realidade social, econômica, política e cultural em que vivem.
Rodrigues relata que os educadores descobrem que o programa de ensino que eles deveriam planejar não poderia se circunscrever, a priori aos conteúdos registrados em seus textos didáticos. O ponto de partida esta na realidade vivida pelos educando. Os professores passam a ouvir dos alunos sua experiência de vida, e começaram a discutir como utilizar esses materiais vivo na organização do seu trabalho escolar e descobriram que esta era a matéria- prima que poderiam elaborar todo o processo de ensino.
Em um segundo momento Neidson diz que, toda atividade educativa é política. A função pode ser descaracterizada no processo educativo, que ignorando o universo vivido pelo educando, se propõe a apenas realizar uma transferência de saberes dos educadores ou do material didático para os alunos.
Um dos focos principais dessa discussão, que é preciso democratizar a escola, os temas discutidos são: os pressupostos históricos dessa discussão; a amplitude, a avaliação e as insuficiências que a discussão apresenta; quais caminhos, e explorar para a democratização; e que papel devem ter as lideranças e os intelectuais na orientação da democratização da escola.
Para facilitar Rodrigues divide a democratização em três aspectos, o primeiro: democratizar os processos administrativos requer que os dirigentes educacionais, no âmbito da atividade escolar sejam eleitos através de forma participativa dos professores, alunos, pais e lideres de comunidade. O segundo aspecto refere-se à concepção de democratizar a oferta da escola, a escola deve universalizar a sua capacidade de responder as demandas populares. O terceiro aspecto é ma democratização dos processos pedagógicos, deve lutar pela maior possibilidade de participação dos agentes educacionais nas decisões do conteúdo e da forma da pratica educacional.          
   Do ponto de vista de Rodrigues, a escola esta voltada hoje, para suprir a necessidade de setores hegemônicas na sociedade; do ponto de vista cultural ,econômico e político. Para à satisfação das exigências das elites ou dos setores dominantes da sociedade. É preciso recuperar também o papel dos intelectuais, dos pedagogos, dos professores, dos dirigentes educacionais.
Rodrigues traça idéias para a construção de uma escola necessária, para ele a escola tem função de preparar o individuo para o exercício de cidadania moderna, formar o homem capaz de conviver numa sociedade que se cruzam interveniência e influencia mundiais da cultura, da política, da economia, da ciência e da técnica.
Ele caracteriza a escola necessária como uma escola democrática que permita a manifestação das varias contradições que passa a escola e que na sua forma de organização, permite o aprendizado a respeito de natureza dos conflitos e das contribuições existentes na sociedade. A escola necessária deve permitir que o educando seja capaz de entrar no mundo dessa realidade para entendê-lo.
Para a escola necessária é exigido um educador necessário, ele deve estar comprometido politicamente com a sua tarefa de educador, tem que ser tecnicamente competente, deve assumir democraticamente, a sua tarefa educativa, com um perfil diferente para o trabalho escolar. Um currículo e a organização necessária, o currículo é o instrumento que a escola vai usar para preparar o individuo para o exercício da cidadania. O que é fundamental na educação escolar é que em seu processo pedagógico de ações de conhecimentos leve o individuo a conhecer o mundo, conhecer-se como sujeito capaz de agir neste mundo e de transformá-lo.
A avaliação necessária é fundamental entender que o tipo de concepção de educação estabelece um método de ensino, exige uma determinada aparelhagem e estabelece uma forma de avaliar quem sabe e quem não sabe. A avaliação deve ser considerada pelos educadores uma tarefa coletiva de todos e não uma obrigação formal e isolada no processo pedagógico.
             A reflexão que tenho em torno do livro de Neidson Rodrigues, é que ele conseguiu propor um alto exame da mistificação da escola para a escola que é necessária, ele propõe temas que este referido nesta proposta, onde todo individuo é diferente e não deve ser tratado no seu todo.
No primeiro momento são discutidas as idéias sobre desenvolvimento, subdesenvolvimento do Brasil, o trabalho, o crescimento de empresas, a necessidade das nações, a participação de todos, conquistarem as riquezas, esforço e mérito pessoal, o progresso, a ideologia e ascensão social temas esses que estão relacionados no desenvolvimento da escola.
Os professores não devem ignorar o que os alunos trazem consigo e sim usa as experiências de vida dos educando como uma proposta pedagógica. É preciso conquistar uma escola democrática, que permita ao educando compreender o seu papel na sociedade.
Uma escola necessária precisa de educadores competentes que acima de tudo tenha compromisso com sua função de educador, e que a avaliação aplicada seja um processo pedagógico.
 Para fechar a deve preparar o individuo para o exercício de cidadania moderna, vivendo em uma sociedade, onde a educação é a base de tudo.

























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