Pedagogia

Pedagogia
Como é bom ser educador

domingo, 14 de novembro de 2010

Resumo do livro: Professoras de Educação Infantil: entre o feminino e o profissional

METODOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Profª. Mônica
Acadêmicas: Érica Nascimento, Daiani Cerutti, Alessandra Francisca.
Livro: CERISARA, A. B. Capitulo: 1. IN: Professoras de Educação Infantil: entre o feminino e o profissional - São Paulo: Cortez, 2002.

RESUMO
            É discutido neste capitulo a constituição feminina das profissionais de Educação Infantil, envolvendo as contradições sociais, as oposições de idade, raça, gêneros e classe social elas se divide entre o espaço publico nas creches e outras instituições de educação infantil e doméstico com a família a responsabilidade pela educação e cuidado é das mulheres, com função materna e docente, existe uma desigualdade de gêneros em nossa sociedade onde as mulheres predominam como profissionais de educação enquanto deveria ter uma generalização entre homens e mulheres.
Mais importante é a forma que a educação esta sendo aplicada, nessa diferença percebida entre os sexos, a mulher esta a frente na educação infantil porque o conceito de gênero esta presente na experiência domestica e em sistemas econômicos, políticos e de poder. A identidade das profissionais de educação infantil, esta em constante mudança e formação social.
É preciso construir uma identidade pessoal das educadoras para que se possa construir uma identidade profissional.
Há uma contradição que esta no conflito entre a carga de feminilidade, onde a mulher que ser submissa ao homem, dependente e a necessidade de lutar pela sobrevivência e valorização da auto-estima. Muitas mulheres escolhem essa profissão para suprir a necessidade de se senti bem, outras por escolhas de outras pessoas, e ainda por assimilarem ao seu trabalho domestico (socialização feminina, a maternagem e o trabalho domestico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário